quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quando as coisas se invertem

Venho há mais de mês procurando emprego, sem sucesso e pelas mais diferentes razões para o insucesso. Desde a impossibilidade de trabalhar 40 horas semanais a não falar holandês até chegar finalmente à minha ingenuidade de dizer que tenho plano de ficar somente 1 ano por aqui. Sei que para essa última razão deveria sempre ter dito que quero ficar aqui para todo o sempre, etêrno.
Foram nas entrevistas de emprego na Holanda que percebi uma inversão de papeis na forma como a confiança acontece na Holanda e no Brasil. Normalmente, nas CNTP, no Brasil desconfiamos de tudo e de todos até que se prove o contrário. Na Holanda é o oposto disso. Porém, nas entrevistas de emprego acontece uma inversão de papeis nessa relação: os holandeses não se importam se tu tem referências, não se importam se tu tá dizendo que tem a experiência que eles tão lendo no teu cv e fazem questão de embarcar no delicioso mundo das tricky questions e de testes em que colocam seus candidatos em situações de pressão psicológica, fazendo perguntas técnicas de coisas que se aprende na faculdade mas que por algum motivo, talvez destino, não tenha visto nunca mais durante minha vida profissional. Além disso, a espontaneidade e outras qualidades que permitem um ser humano trabalhador ser único, são totalmente suprimidas aqui, temos de ter respostas para perguntas na ponta da língua, e planejadas do jeito que eles querem escutar. Eu não curto esse jogo, só a necessidade vai dizer se vou precisar entrar nesse joguinho sujo aí, hehe. Os holandeses não confiam nos entrevistados.

E no Brasil? Bom, preciso dizer como é?

4 comentários:

  1. é.... póda meu pilho!



    ps: Parabéns pelo blog.Escreve tri bem :D

    ResponderExcluir
  2. procurar emprego é uma bela forma de conhecer a fundo a cultura local. trabalhar é outra hehehe

    ResponderExcluir
  3. Agora já tem uma idéia de como funciona. Relaxe, o que é seu está chegando. Junto com a parte prática....deseje muito o lugar que você trabalharia com muito prazer... e fazer o que realmente você gosta e sendo remunerado magnificamente. Você é o construtor do seu destino. Escolhe o seu sonho. E...fique feliz!
    ( física quântica)

    ResponderExcluir